domingo, 14 de fevereiro de 2016

O desenvolvimento do raciocínio lógico através do Xadrez

O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DO XADREZ
EMEF Tetsu Chinone
Elaborado por: Profª Margarete Freitas.
marguitcho@hotmail.com

SÃO ROQUE/SP
2016


"O Xadrez está mais perto da Matemática do que qualquer outra Ciência." A.Karpov
INTRODUÇÃO
Este  projeto tem como objetivo introduzir o Jogo de Xadrez nas aulas de Matemática a fim de desenvolver o raciocínio lógico entre outras habilidades. O jogo de Xadrez é o único jogo que não depende do elemento sorte. Estratégias mentais e tomadas de decisão individual são determinantes no desdobramento e desfecho do jogo, por este motivo, além de desenvolver o raciocínio lógico, pode desenvolver a concentração, a observação e a abstração, elementos importantes no estudo da Matemática.
Os alunos terão aulas expositivas e práticas para aprender as regras básicas do jogo, alunos que já sabem jogar serão mobilizados e instruídos a passar seus conhecimentos sobre o Xadrez aos alunos que ainda não conhecem as regras. Será promovido na escola a "Semana do Xadrez", momento em que os alunos farão uma imersão neste vasto campo de aprendizado, assistindo filmes, lendo livros e pesquisando, esta semana vai culminar com o II Torneio Tetsu Chinone de Xadrez. Cada professor vai envolver o tema: "Xadrez" no conteúdo de sua disciplina, de modo que este projeto seja interdisciplinar.

OBJETIVOS
O objetivo principal é ensinar o Xadrez, atingindo cem por cento dos alunos, dando-lhes a oportunidade de desenvolver seu raciocínio lógico, que também é o objetivo das aulas de matemática. Segundo Gardner, 1980: 
A Teoria da inteligências múltiplas têm duas implicações importantes, a primeira é que devemos individualizar,  devemos saber o máximo possível sobre cada aluno e ensiná-los com métodos que ele possa aprender e avaliá-lo com métodos que revelem o que ele aprendeu. A segunda é que devemos pluralizar, ou seja, devemos ensinar tudo de várias maneiras diferentes, assim você atinge mais alunos, porque alguns aprendem mais com linguagem, outros com música, outros com teatro, outros com humor, além disso qualquer pessoa com boa compreensão pode pensar nas coisas de várias maneira. Se pensar em você, na sua família na sua comunidade, não pode apenas pensar em: "Você sabe desenhar.", "você sabe representar." Por isso a individualização e a pluralização, são as duas principais implicações educacionais.
JUSTIFICATIVA
Inserir o jogo de Xadrez na aula de matemática é facilmente justificável, Howard Gardner¹, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas identificou como inteligência lógico matemática, além da capacidade de lidar com números, a capacidade de resolver problemas e seguir encadeamentos lógicos, no Xadrez o jogador tem que resolver vários problemas ao mesmo tempo o que implica em encadeamentos lógicos. A Inteligência espacial, bastante presente no jogo de Xadrez, ligada a capacidade de imaginar, entender e fazer transformações no espaço, visualização de formas e sentido de orientação. Está diretamente ligado a geometria, a simetria, a potenciação, no reconhecimento de padrões, entre outros. Desenvolve a criatividade, a concentração, traz maturidade intelectual, auxilia na organização do raciocínio, ensina a autonomia e a socialização.
 *¹ Psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua Teoria das Inteligências Múltiplas.

ETAPAS
1 - Expositivas sobre regras do jogo, nome e movimento das peças, formação do tabuleiro, estratégias, ética do jogador, postura do competidor, objetivos e metas.
2 - Aulas Práticas: Divididos em grupos, os alunos que já sabem jogar irão compartilhar seus conhecimentos sobre o Xadrez jogando e ensinando os demais alunos.
3 - Semana do Xadrez

16/09/2016  - Abertura oficial:
Fala da Diretora sobre a importância do Xadrez; 
Apresentação do cronograma das atividades; 
Video do Torneio de 2015; 
Apresentação das chaves do torneio 2016;
19/09/2016 - Filme: Uma jogada de rei; 
Atividade escrita e debate sobre o filme;
Oficina de peças de Xadrez; 
Música grupo trabalha paródia
Torneio de Xadrez
20/09/2016 - Documentário sobre Xadrez e Susan Polgar  
Atividade escrita e debate sobre o documentário;
Oficina de peças de Xadrez; 
Inglês grupo trabalha música
Torneio de Xadrez
21/09/2016 - Oficina de peças de Xadrez;   
Grupo trabalha Teatro
Inglês grupo trabalha música
Grupo trabalha paródia
Torneio de Xadrez
22/09/2016 - Filme: Lances inocentes
Atividade escrita e debate sobre o filme;
Oficina de peças de Xadrez; 
Música grupo trabalha paródia
Torneio de Xadrez
23/09/2016 - Final do Torneio
Apresentação do Teatro 
Apresentação das paródias
Premiação
Encerramento
PÚBLICO ALVO: Oitavos e nonos anos.

REFERÊNCIAS
· GARDNER, H. et al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. P.Alegre: Artmed, 2009. 432p.
· D´AMBROSIO, U. e MACHADO, N. Ensino da Matemática pontos e contrapontos, Summus, São Paulo, 2014
· KARPOV, A, Chess and the art of negociation, United States, 2006

Assista o video: 👇
© Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário