Xadrez

O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO ATRAVÉS DO XADREZ
Elaborado por: Profª Margarete Freitas.
"O Xadrez está mais perto da Matemática do que qualquer outra Ciência" A.Karpov.

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo introduzir o Jogo de Xadrez nas aulas de Matemática a fim de desenvolver o raciocínio lógico entre outras habilidades. O jogo de Xadrez é o único jogo que não depende do elemento sorte. Estratégias mentais e tomadas de decisão individual são determinantes no desdobramento e desfecho do jogo, por este motivo, além de desenvolver o raciocínio lógico, pode desenvolver a concentração, a observação e a abstração, elementos importantes no estudo da Matemática. Os alunos têm aulas práticas para aprender as regras básicas do jogo, alunos que já sabem jogar são mobilizados e instruídos a passar seus conhecimentos sobre o Xadrez aos alunos que ainda não conhecem as regras.
OBJETIVOS
O objetivo principal é ensinar o Xadrez, atingindo cem por cento dos alunos, dando-lhes a oportunidade de desenvolver seu raciocínio lógico, que também é o objetivo das aulas de matemática. Segundo Gardner, 1980:
A Teoria da inteligências múltiplas têm duas implicações importantes, a primeira é que devemos individualizar, devemos saber o máximo possível sobre cada aluno e ensiná-los com métodos que ele possa aprender e avaliá-lo com métodos que revelem o que ele aprendeu. A segunda é que devemos pluralizar, ou seja, devemos ensinar tudo de várias maneiras diferentes, assim você atinge mais alunos, porque alguns aprendem mais com linguagem, outros com música, outros com teatro, outros com humor, além disso qualquer pessoa com boa compreensão pode pensar nas coisas de várias maneira. Se pensar em você, na sua família na sua comunidade, não pode apenas pensar em: "Você sabe desenhar.", "você sabe representar." Por isso a individualização e a pluralização, são as duas principais implicações educacionais.
JUSTIFICATIVA
Inserir o jogo de Xadrez na aula de matemática é facilmente justificável, Howard Gardner¹, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas identificou como inteligência lógico matemática, além da capacidade de lidar com números, a capacidade de resolver problemas e seguir encadeamentos lógicos, no Xadrez o jogador tem que resolver vários problemas ao mesmo tempo o que implica em encadeamentos lógicos. A Inteligência espacial, bastante presente no jogo de Xadrez, ligada a capacidade de imaginar, entender e fazer transformações no espaço, visualização de formas e sentido de orientação. Está diretamente ligado a geometria, a simetria, a potenciação, no reconhecimento de padrões, entre outros. Desenvolve a criatividade, a concentração, traz maturidade intelectual, auxilia na organização do raciocínio, ensina a autonomia e a socialização.

¹Howard Gardner - Psicólogo cognitivo e educacional, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua Teoria das Inteligências Múltiplas.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 6º ao 9º ano.

REFERÊNCIAS
· GARDNER, H. et al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. P.Alegre: Artmed, 2009. 432p.
· D´AMBROSIO, U. e MACHADO, N. Ensino da Matemática pontos e contrapontos, Summus, São Paulo, 2014
· KARPOV, A, Chess and the art of negociation, United States, 2006.

(Apostando no sucesso do projeto, no ano letivo de 2016, resolvemos promover a "Semana do Xadrez", momento em que os alunos fizeram uma imersão neste vasto campo de aprendizado, assistindo filmes, lendo livros, pesquisando, construindo peças de xadrez, etc... cada professor envolveu o tema "Xadrez" no conteúdo de sua disciplina durante esta semana, que terminou com a final do II Torneio EMEF Tetsu Chinone de Xadrez 2016. Durante o ano, houve expositivas sobre regras do jogo, nome e movimento das peças, formação do tabuleiro, estratégias, ética do jogador, postura do competidor, objetivos e metas. Depois partimos para as aulas práticas: divididos em grupos, os alunos que já sabiam jogar compartilharam seus conhecimentos sobre o Xadrez jogando e ensinando novas estratégias aos demais alunos. A Semana do Xadrez foi realizada em 16/09/2016 a 23/09/2016. 
16/09/2016 - Abertura oficial: Fala da Diretora sobre a importância do Xadrez; Apresentação do cronograma das atividades; Video do Torneio de 2015; Apresentação das chaves do torneio 2016; 
19/09/2016 - Filme: "Uma jogada de rei"; Atividade escrita e debate sobre o filme, com as Professoras Marcia e Maria Cristina; Oficina de peças de Xadrez, com gelatina e cimento, com a Professora Regina Figueiredo; 
20/09/2016 - Documentário: "Susan Polgar, uma mente brilhante"; Atividade escrita e debate sobre o documentário; com os Professores Raquel Silva e Maurício. 
21/09/2016 - Ensaio de teatro baseado no debate do filme coordenado pela Professora Raquel; Os alunos criaram paródias exaltando o Xadrez, com a professora Camila.
22/09/2016 - Filme: "Lances inocentes"; Atividade escrita; debate e apresentação das reflexões sobre o filme.
23/09/2016 - Final do Torneio; Apresentação do Teatro; Apresentação das paródias; Premiação; Encerramento.)

Clique nas fotos para assistir os videos:
V TORNEIO EMEF TETSU CHINONE DE XADREZ 2019

IV TORNEIO EMEF TETSU CHINONE DE XADREZ 2018

III TORNEIO EMEF TETSU CHINONE DE XADREZ 2017
II TORNEIO EMEF TETSU CHINONE DE XADREZ 2016

I TORNEIO EMEF TETSU CHINONE DE XADREZ 2015

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário