Festival de Pipas

FESTIVAL DE PIPAS 2016
Projeto elaborado por Profª Raquel 
 
 
 



FESTIVAL DE PIPAS 2015
Elaborado por Profª Raquel 

O projeto é interdisciplinar e teve como objetivo comum a confecção de pipas. As disciplinas envolvidas abordaram o conteúdo específico relacionado a cada uma, tendo como foco o produto final:
-   Língua Portuguesa: Texto instrucional
-   Arte: movimentos artísticos
- Matemática: Razão, Proporção, medidas, além de outros conceitos matemáticos. Durante a execução do projeto, foi realizado um trabalho de conscientização sobre recomendações de segurança, (o uso de materiais adequados, os riscos quanto à utilização de materiais impróprios – Cerol e outros semelhantes e sobre locais apropriados para empinar pipa). Um momento muito valioso do projeto foi a palestra sobre o uso do cerol e primeiros socorros, ministrada pelo Sargento Fabio do Corpo de Bombeiros. O projeto foi finalizado com uma atividade extraclasse, na qual os alunos empinaram as pipas confeccionadas nas dependências da escola (Unidade do Período Integral). Foi uma manhã muito agradável. Houve entrega de medalhas, dança e muita descontração.


Alguns cuidados na hora de empinar a pipa:

1) Evite lugares com fios, podem ser muito perigosos e causar choques.
2) Escolha um lugar plano e com poucos riscos de queda.
3) Jamais use Cerol.
4) Não solte pipa se o tempo estiver nublado.

Prefeitura alerta sobre o uso de cerol em linha de pipa

Fonte: Notícias Guia São Roque em 7/7/2011 - São Roque - SP
(da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque)

A prefeitura de São Roque intensificará a fiscalização quanto ao uso de cerol em linhas de pipa. O costume é proibido por lei municipal e prevê aos infratores multas de até 10 UFMs.
Durantes essa semana funcionários da administração municipal recolheram diversos metros de linha preparada com cola e vidro nos bairros Goianã e Parque Aliança, a linha era manuseada por crianças na hora da apreensão.
Na ocasião o funcionário da Prefeitura alertou os pais dos meninos, que se comprometeram em alertar as crianças em relação ao perigo desse material. “A lei é clara, quando o menor é o infrator dessa lei quem responde é o responsável”, alerta.
Por causar diversos acidentes, principalmente envolvendo motociclistas, o uso de cerol é proibido no município desde 1997 com a lei 2.403, e voltou a ser assunto importante em 2009 quando o poder Executivo substituiu a lei pela de nº 3.371, que alterou parágrafos e aumentou a penalidade para quem infringir a norma.
Além da lei municipal, a proibição de cerol em linhas ou barbantes para soltar pipa está assegurada pela lei estadual nº 12.192, de 2006.

Construção de pipa:
Material:
2 varetas de bambu ou de palha de coqueiro
Fita adesiva colorida,
Tesoura sem ponta,
Papel de seda,
Papel crepom ou seda (para a rabiola),
Linha nº10

Como Fazer:
1) recorte o papel de seda em forma de quadrado, com aproximadamente 30cm
2) cole um dos palitos na diagonal.
3) Faça um arco com o outro palito e cole -o cruzando por cima do palito que já está colado.
4) faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado).
5) passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó. (mas deixe um espacinho)
6) por último faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel crepom colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na pipa (na parte de baixo da vareta reta).

Envie sua foto:

  

Outros trabalhos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário